SaberDS

Visão geral

Após um tempo da implementação da interface V2 na Plataforma de Afiliados do Saber em Rede, ficou claro que uma reestruturação fundamental do processo de interface e experiência da plataforma precisaria ser executado. De um ponto de vista técnico, há uma demanda constante no sistema da Plataforma por customização: diversas instituições fazem uso da mesma base, e cada uma faz uso de linguagens visuais diferentes ao mesmo tempo em que, visando a continuidade do produto, precisamos estabelecer alguns parâmetros de referência

Muitas das instituições parceiras acabavam por exigir modificações constantes na estilização da plataforma e aqui surgiu a oportunidade de reconstruir o sistema visual de forma flexível, brand-agnostic e ao mesmo tempo claramente definida para a Plataforma de Afiliados.

O SaberDS, design system criado para o Saber em Rede, inspira-se mais uma vez no Material Design mas se transforma em um sistema único com a visão clara de acomodar o nível de customização esperado da Plataforma.

Embasamento

A Plataforma de Afiliados estava, no momento da construção do SaberDS, em sua segunda revisão. Enquanto a v1 teve um foco inicialmente estético em torno da consolidação visual da Plataforma na então identidade do Saber em Rede, a v2 focalizou questões envolvendo a uniformização de linguagem e construção dos primeiros blocos construtivos de padronização do sistema.

Como um desdobramento da v2, aqui a proposta do SaberDS era consolidar em uma biblioteca compreensiva a interface da plataforma, desta vez projetada para contemplar os casos de customização recorrentes dos Programas de Afiliados das instituições.

Navegação e Hierarquia

Com novas funcionalidades sendo incorporadas na plataforma a todo momento, é essencial considerar o espaço dedicado a essas incorporações. Novos cards, blocos, ferramentas e colunas de pesquisa demandam atenção para garantir que as informações permaneçam acessíveis e legíveis. O SaberDS foca na construção de páginas em módulos adaptáveis a diversos tamanhos e encaixes, assegurando consistência na posição e importância dos blocos, independentemente das proporções. A navegação também é uma prioridade: a iconografia, distribuição e organização visual e textual devem fornecer contexto contínuo ao usuário durante a utilização da plataforma.

Customização

Uma das maiores fraquezas da v2 era a impossibilidade de customização completa da experiência de
usuário. Usuários de uma instituição são introduzidos a uma página inicial (Fluxo Home) adaptado ao seu programa e imediatamente navegam para seções inteiramente fora dessa estrutura visual no restante da plataforma. Um dos pilares do SaberDS é priorizar uma experiência completa e tornar a estrutura da Plataforma, apesar de ainda visualmente baseada no SR, mais atrelada ao padrão visual das IEs participantes. Todos os tokens e componentes são repensados para permitir a reconstrução de cores de destaque dos elementos.

Conclusão

O projeto final está ainda em processo de discussão para implementação com modificações, mas apresentou espaço para otimizar as jornadas na plataforma e diminuir o tempo de carregamento de elementos redundantes por instituição.